sexta-feira, 9 de janeiro de 2009 James Morrison




James Morrison (Rugby, Inglaterra, 13 de Agosto de 1984 ) é um cantor e guitarrista britânico que se tornou famoso ao lançar o seu álbum de estreia "Undiscovered", em 2006 que o atirou para as luzes da ribalta com apenas 22 anos.


Carreira


O sucesso que alcançou no seu país, o Reino Unido, garantiu-lhe o número 1 do top de vendas de discos do país, logo na primeira semana em que o trabalho saiu. Os elogios da crítica à sua voz afinada renderam-lhe comparações com nomes como Mika.
Otis Redding, Al Green, Cat Stevens, The Kinks e Van Morrison fazem parte da sua herança musical. Apesar disso, a infância de James Morrison, passada na pequena cidade inglesa de Rugby, esteve longe de ser feliz. Autodidata, James aprendeu a tocar guitarra aos 5 anos, mas só aos 13, quando o tio Joe lhe mostrou alguns temas de Alan Deane, um artista local é que começou a levar as coisas a sério. Os velhos discos do seu tio inspiraram-no e começou a compor as suas proprias músicas. O cantor desempenhou todo o tipo de funções para ganhar algum dinheiro. Porém, foi graças a um representante da editora Polydor,que viu que o seu talento era fazer números musicais. Após fazer uma apresentação ao vivo para a produtora, James Morrison teve a oportunidade de gravar o seu álbum de estreia. A produção de "Undiscovered" ficou a cargo de Martin Tenerife, tendo o disco saido em Agosto de 2006. No Outono do mesmo ano, o músico acompanhou Corinne Bailey Rae numa série de concertos, abrindo os espetáculos.
Com uma mistura de Pop Rock, James Morrison, de 22 anos, facturou o Brit Award de melhor cantor em Fevereiro de 2007.
As suas músicas simples, mas carregadas de emoção e sua voz afinada, são o motivo do grande sucesso pelo mundo.



Discografia

2006: Undiscovered



Undiscovered é o título do álbum de estreia de James Morrison, que recebeu o Brit Award de melhor cantor e lidera os mais diversos rankings nas tabelas internacionais. Produzido por Martin Terefe, o trabalho é constituido por 11 faixas no melhor do blues com elementos de jazz, soul, pop e gospel, incluindo "You Give Me Something", "The Pieces Don´t Fit Anymore" e "Wonderful World". Undiscovered conquistou logo na semana de saída o primeiro lugar do TOP de vendas do Reino Unido, onde, em apenas em uma semana, arrecadou o galardão de platina. Mas o sucesso não fica pelo Reino Unido. O absolutamente genial single de estreia, "You Give Me Something", galga os tops de airplay e de vendas em toda a Europa. Em Portugal, e apenas poucas semanas depois de ter sido entregue nas rádios nacionais, já está no top 20 de airplay.
Este álbum concilia as tradições do soul com uns toques de modernidade. É efeito dos arranjos, alguns urdidos com piano e metais. Os vocais de Morrison remetem eventualmente ao gospel, mas o que salta aos ouvidos é a forte melancolia impregnada em baladas como "The Last Goodbye" e "The Pieces Don't Fit Anymore". Não se trata de um disco exactamente original, só que Undiscovered tem a alma e a honestidade nem sempre perceptíveis na música norte-americana, berço do soul.

Tracklist

Under the Influence
You Give Me Something (tema da novela "Paraíso Tropical")
Wonderful World
The Pieces Don’t Fit Anymore
One Last Chance
Undiscovered
The Letter
Call The Police
This Boy
If The Rain Must Fall
How Come*
The Last Goodbye
Better Man*
* Apenas na edição especial

Singles

"You Give Me Something"
"Wonderful World"
"The Pieces Don’t Fit Anymore"
"Undiscovered"
"One Last Chance"

Curiosidades

James Morrison declarou em entrevista ao site "Teen Hollywood", que morreu quatro vezes e foi ressuscitado pelos médicos. Ele informou que tem um problema respiratório desde bebé. “Tecnicamente eu morri quatro vezes. Os médicos disseram à minha mãe que eu tinha 75% de chance de ter algum problema mental por causa disso, mas ela negou-se a desligar os aparelhos”, disse James Morrison.
Em 2007 James Morrison deixou de participar nos EMA, onde concorria como melhor álbum, para se dedicar ao seu novo álbum.

Novo álbum: Songs For You, Truths For Me



Desde do segundo semestre de 2007 que James se dedica à gravação e produção de seu novo álbum. Em novembro de 2007 durante um espetáculo James cantou a linda música "Dream On Hayley", uma música inédita, que foi incluída no seu novo álbum.
O álbum foi intitulado Songs For You, Truths For Me, que foi lançado no dia 29 de Setembro de 2008.
Nesse cd, o cantor contou com as parcerias de Ryan Tedder, do One Republic (que co-escreveu e produziu a faixa 'Please Don't Stop the Rain' ), e de Nelly Furtado, com quem divide os vocais na faixa "Broken Strings".
O álbum está sendo um sucesso de vendas e de crítica também.
Os dois singles do álbum estão fazendo muito sucesso.

Faixas

1. Only Night
2. Fix the World Up for You
3. Dream on Hayley
4. Love Is Hard
5. Save Yourself
6. You Make It Real
7. Please Don't Stop the Rain
8. Broken Strings
9. Nothing Ever Hurt Like You
10. Once When I Was Little
11. Precious Love
12. If You Don't Wanna Love Me


Singles
You Make It Real

You Make It Real é o primeiro single do cd, mais uma vez, aquela voz incrível de James, que não se compara a nenhuma outra. Uma canção romântica, cheia de soul e brilhante que, como toda as outras desse trabalho revelam um James mais experiente.
O primeiro single do álbum foi lançada no dia 22 de Setembro (uma semana antes do lançamento do álbum). A música ficou na posição #7 nas paradas da Inglaterra (UK Singles Chart).

Broken Strings

O segundo single "Broken Strings" foi lançado em Dezembro e tem a cantora canadense Nelly Furtado num lindo dueto. O single se tornou a música de maior sucesso nas paradas da Inglaterra, ficando em #4.
A música no Brasil também está sendo reconhecida.
A música está sendo muito executada nas rádios Transamérica Pop & Jovem Pan.
O clipe está bombando em canais de música como MTV Brasil, VH1 & Multishow.
No Hot 100 Brasil, lugar onde só You Give Me Something apareceu, a música está entre as 50 mais.



0 outras vozes: